quarta-feira, 27 de junho de 2012

A permissividade e o mau exemplo.











Adriano foi visto com traficantes, participou de dezenas de casos policiais, faltou a treinamentos, causou intrigas e mesmo assim foi bem visto no Corinthians. Repetiu as mesmas cenas, causou os mesmos problemas, e é tido como salvador no Flamengo. Ronaldinho Gaúcho pintou e bordou na noite carioca, não jogou nada, custou mais do que rendeu, e foi acolhido como herói em Minas.
Ambos os casos apenas ilustram a situação que o futebol brasileiro vive. A falta de craques, a falta de jogadores vinculados aos seus clubes, a troca exagerada de elenco acabaram causando essa "vista grossa" aos atletas polêmicos, porém habilidosos. Quando um clube vê a chance de contar com um jogador de renome, imediatamente faz o possível e o impossível para contar com o atleta, que não necessariamente tem merecido tal posição de destaque. Os clubes não pensam na exposição negativa que tal contratação acarretará, não pensam nos problemas de grupo que o jogador trará, mas principalmente não pensam no mau exemplo que é passado aos seus jovens jogadores ( e torcedores, porque não?).
A mensagem que é passada é que você não precisa ser um bom profissional, não precisa ter respeito as ordens do clube, não precisa respeitar os superiores, mas simplesmente ser habilidoso, que tudo dará certo para você. Claro que jogadores como Adriano mostraram sua qualidade em campo, mas um jovem jogador não vê por ai. Para ele, jogar bem e se destacar já é o suficiente. Essa permissividade em troca de resultados ( tanto financeiros quanto em campo) vai acabar danificando as estruturas do futebol de base nacional, gerando grandes jovens jogadores como sempre, mas jogadores de temperamento irresponsável e arrogante. O futebol está sempre se modernizando, evoluindo, junto com a humanidade. Será que esse não seria um grande passo para trás?

Em 30 dias o mundo fica Olimpico!

Faltam exatamente 30 dias para o inicio dos jogos olimpicos. Londres.
O Brasil tem direito a 246 vagas em 32 modalidades. Algumas vagas definidas muito antes, como Cesar Ciello na natação ou Maureen Maggi, no atletismo. Algumas vagas ainda saindo nos ultimos capitulos da novela, como do tenis. Leva 4 jogadores, para jogos de duplas. Dois classificados pelo ranking da ATP,Bruno Soares e Marcelo Melo. Dois meio que convidados, meio que relocados. Mexe-se um pouquinho aqui e ali, expulsa uns de paises repetidos, e arranja vaga para mais 2, André Sá e Thomaz Bellucci. É. Os dois mais famosos meio que encaixados.
Mas se isto acontece no Tenis, esporte relativamente conhecido, quem dira na Canoagem?Ou Pentatlo Moderno? E Esgrima?
Falando nisso, voce conhece todas as tais 32 modalidades? Sabe em quaais delas nem chegaremos perto? Em quais estamos fadados ao insucesso? Em quais talvez saia alguma medalha? Em quais poderemos ter alguma chance de sucesso?
Numa coisa teremos certeza. O Rio fara parte da cerimonia de encerramento pois ira receber a "tocha", ja que seremos a bola da vez.
Mas pra isso, ja não deveriamos ter andado num Grande Projeto Olimpico, visando o suceso de 2016, quando seremos "obrigados" a participar em todas modalidades? Ou vamos nos contentar em termos vagas parecidas com vagas acomodadas entre desistencias e convites ?
Se olharmos para o  Tenis/2012, nosso futuro em 2016 não parece tão acalentador assim. Seremos o primeiro pais-sede que não se destaca no quadro de medalhas?
2012 parece um futuro triste para . Muito mais quando se olha para 2016. Sombrio.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Fim da linha para Leão. Quem será a solução?








Depois de oito meses de trabalho, Emerson Leão foi demitido pelo São Paulo, a dúvida que fica no ar, quem será seu substituto?
Leão não fez uma péssimo trabalho, no geral foi regular, mas não resistiu as eliminações e pagou o preço por todos.
Ele garantiu que não tinha problemas pessoais com o elenco tricolor, embora dizem nos bastidores que ele e Rogério Ceni nunca se deram bem.
Mas será que com a saída de Leão os problemas do São Paulo desaparecerão? Isso só o tempo e a escolha do presidente Juvenal Juvêncio irão dizer, que chegou a sondar o português Andres Villas-Boas que recusou o convite. A diretoria prometeu investir pesado no novo técnico tricolor, que sonha em repatriar Muricy Ramalho ou quem sabe tirar o Abelão do Fluminense. Uma coisa é certa a diretoria não pode errar dessa vez, sendo que depois da "Era Muricy", cinco treinadores passaram e não deram certo. Está na hora de acertar na escolha, o torcedor são paulino não está acostumado a ficar nessa fila de títulos, e muito menos trocar de treinador com tanta frequência, vejam o Manchester United um exemplo de sucesso, com Sir Alex Ferguson 26 anos no comando dos Red Devils, sei que nos dias atuais é difícil se manter tanto tempo num clube, mas é apenas um exemplo, a diretoria tem que pensar a longo prazo também, o São Paulo precisa de um treinador com a cara do clube, com identificação, que venha não só para tirar o São Paulo do atual momento e sim ter um planejamento e comprometimento total com o clube, será que vamos ter que esperar o nosso mito Rógerio Ceni se aposentar para que isso se torne realidade? O jeito é esperar, enquanto isso o torcedor são paulino fica aflito com a decisão do 'sábio' Juvenal, já pensou vem um Cuca ou um Joel Santana por aí? rsrs

O maior adversario é ele mesmo

O jogo ainda nao começou mas nao deve ser muito diferente de varios outros.
Em roland Garros 2010 chegou 'as oitavas de finel mas acbou sendo derrotado pelo futuro campeão do torneio Rafael Nadal, chegando a dar um pouquinho de trabalho nessa vitoria.
Em 2011, no Masters 1000 de Madrid, quase ganhou do futuro imbativel Novac Djokovic, ganhando 1 set , o primeiro, quase levando o segundo mas precisou pedir tempo, ir ao banheiro e acabou levando uma virada.
Em Rolanda Garros, este ano, quase ganhou de Roger Federer, de novo levando o primeiro set, mas novamente ficou no quase.
Mas a pior de todas foi no Masters 250 em São Paulo onde super-mega  empurrado pela torcida conseguiu chegar as semi-finais mas nem chegou a disputar, desta vez perdendo pro desgaste.
Teve algumas contusões, perdeu a vaga olimpica porque despencou no ranking da ATPe é com essa moral toda que vai enfrentar o recém-saído 7 vezes campeãode Roland Garros, Rafael Nadal.
Acho que o cara tem potencial. Tem tecnica, é arrojado, tem uma pancada forte mas por alguma razaão não chega nunca a lugar algum. Ja brigou com fabricante de tenis até treinador, mas acaba sempre perdendo pra si mesmo.Talvez  um treinamento mais motivacional e psicologico desse mais resultado.
A verdade é que nao importa nada disso , porque quem vai estar em quadra é o Brasil. Quem vai estar em quadra é nosso melhor jogador do momento. Quem vai estar em  quadra é o nosso quase campeão.
Por favor, Thomaz Bellucci! Deixa de ser um quase campeão e doma o touro dessa vez!
Boa sorte Bellucci!!!!!




ATP 250 Sao Paulo, SP. Ginasio do Ibirapuera.18/2/2012

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Rogério Ceni é o salvador?



JJ, o coronel tricolor




Como transformar um grande clube, com uma imensa estrutura, uma torcida apaixonada e bons valores em um time mediano, bagunçado, e sem futuro?
Simples, agindo como Juvenal Juvêncio.

O advogado e dono de haras Juvenal Juvencio age em seu "clube de coração" da mesma forma que um coronel com seus capatazes; De forma autoritaria, não dando espaço para opiniões contrarias, oprimindo a oposição, dando cargos a amigos e parceiros políticos.

E o resultado disso se ve em campo. Um amontoado de "jogadores do presidente", sem vontade, sem tatica, orientados por um treinador que não manda nada, e evita questionar. Sua genialidade como presidente se vê em atos como demitir um técnico que por 3 anos consecutivos havia sido campeão brasileiro, para contratar nomes esquecidos, enterrados num passado de nem tantas glorias assim, como Carpegiani, Leão e Ricardo Gomes.

Sua forma patriarcal de agir com o clube também afeta os novos valores. Casemiro é um grande jogador, mas JJ o fez pensar que era mais que isso.Oscar e Piazon foram embora, e apesar do presidente não ter culpa, menos soberba e arrogância teriam trazido finais felizes para ambas historias.

Seu reinado de terror está no fim, mas será que os próximos presidentes, obviamente aliados de JJ, serão diferentes? Será que não acontecerá o mesmo que com a CBF? Um simples boneco no poder, sendo controlado pela mesma mão de antes? Não é difícil de se imaginar que isso aconteça, Juvenal plantou sua semente no poder tricolor, e será necessário muito trabalho para erradicar esse mal.

Marcelo Portugal Gouveia foi presidente do São Paulo por 4 anos, e além de montar o elenco campeão mundial de 2005, revolucionou a politica do futebol, agindo sempre de forma transparente. Juvenal Juvencio, em 6 anos, levou o clube de volta ao passado. Alguém discorda que sua forma de atuar e suas contratações lembrar Paulo Amaral, presidente até 2002? O que sobra de esperança para a torcida tricolor é esperar que Rogério Ceni, com toda sua importancia e historia no clube resolva  a situação, fazendo com que o clube, hoje um dos mais odiados e arrogantes do pais, volte a ser exemplo de honestidade e trabalho serio.
Será Rogério Ceni o novo MPG?

A final é na La Bombonera!

Caldeirão Argentino será peça fundamental do confronto
Boca Juniors contra Corinthians. Um jogo que envolverá massas, torcidas apaixonadas e opostos. Enquanto um busca ser o maior campeão das Américas, o outro ainda quer seu primeiro título da competição.

As campanhas são diferentes, mas parecidas. O Boca não jogou nada na primeira fase (como sempre), se classificou na bacia das almas com um time considerado por muitos um dos piores dos últimos tempos. Seu estilo de jogo gira em torno do maestro, craque, capitão, entre outros adjetivos dados ao meia Riquelme. Uma equipe que lembra bastante o Corinthians. Focada na defesa, não tem medo de se retrancar quando necessário e cozinhar o jogo quando possível.

Só que há um grande porem nisso tudo. Essa equipe se chama Boca Juniors. E não venham dizer que camisa não pesa, porque pesa sim. Usamos como exemplo a fraquíssima seleção cubana de vôlei feminino que deu um calor imenso na forte seleção Brasileira há pouco tempo. São esportes diferentes, mas com situações iguais.

Tirando Riquelme, há pouca coisa que se aproveite no Boca Juniors. Talvez três ou quatro jogadores sejam um tanto diferenciados, mas nada extraordinário. Boca tem um time mais fraco que o da Universidad do Chile e inferior ao Fluminense, mas passou pelos dois. Por quê?! Simples: Fator "La Bamboneira".

Quem conhece o estádio argentino, sabe do que estou falando. Aquele paredão lotado de gente, as arquibancadas tremendo, o campo apertado e a sensação de que a torcida está (literalmente) em cima dos jogadores. Tudo isso pesa.

O Boca passou pelo Fluminense fazendo um gol no Engenhão no final da partida. Mas o que classificou o time foi o jogo na La Bamboneira, onde conseguiram inclusive forçar a expulsão de alguns jogadores brasileiros. A equipe passou empatando com a La U fora de casa, após vencer por 2x0 na Argentina e ficar na defensiva durante todo o jogo no Chile. E vai ser igual contra o Corinthians.

Por isso eu digo: Apesar da final oficial ser no Pacaembu, o título será definido na Argentina. E o Corinthians tem uma "simples" tarefa que é não sofrer gols lá. Saindo da La Bamboneira com um empate, o Boca será obrigado a atacar no caldeirão que vai se transformar o Pacaembu. Mas qualquer gol feito pela equipe argentina em casa, será o suficiente para ser um time retrancado e catimbeiro no Brasil. E isso os Argentinos sabem fazer como ninguém, ainda mais contra o "novato" Corinthians que, se perder fora de casa, chegará pressionado para a partida da outra quarta-feira.

Assim, eu repito! Atenção corinthianos e secadores. A final é na La Bombonera. A final é NESTA quarta-feira. O jogo do Pacaembu será apenas uma consequência do que acontecer no dia 27.

O torneio mais classudo do mundo.





quadra central de Wimbledom




Esta semana começa o torneio mais tradicional, requintado e pontual de todos. Wimbledon. O torneio onde todos vestem seus imaculados uniformes brancos.O torneio onde nao existe propaganda ao redor da quadra. O torneio disputado na grama. O torneio onde serve-se durante seus 15 dias, mais de 300 mil (!) xicaras de chá. O torneio conquistado por 3 vezes opor uma brasileira, Maria Esther Bueno , 59/60 e 64. O torneio que tem campeão Novak Djokovic, mas vai dar de cara com Roger Federer doido para conquista-lo pela 7° vez. O torneio que tem o brasileiro Thomas Bellucci disputando sua primeira, e provavel unica, rodada justo contra Rafael Nadal. 
No feminino, espera-se que a simpática Maria Sharapova repita a performance de Roland Garros e ganhe novamente. 
Pra quem gosta de tenis, um torneio cheio de tradições. E se voce tiver disponivel a pequena quantia de $ 4.285,00 LIBRAS.....tera passe livre para assistir a todo o torneio.Ah! Nao tem? tente o dia mais barato, amanha. $525,00. Libras. !!!!!!!Pra mim, mais do que bem pagas...

domingo, 24 de junho de 2012

Libertadores: Auge corintiano?







Juca Kfouri publicou hoje na Folha De São Paulo uma coluna em que colocava a final da Libertadores como o terceiro maior momento da historia corintiana. Há quem discorde:
Impossível discutir a importância do Juca para a imprensa brasileira, como também é impossível discutir sua preferencia pelo Corinthians. Mas é fácil discordar dessa sua opinião. Juca colocou a final do paulista de 1977 como o momento máximo da historia alvinegra, e a final do Mundial de 2000 como o segundo. O possível titulo da Libertadores seria o terceiro. Apesar do titulo de 1977 ter tirado o Corinthians de uma fila de mais de 20 anos, e acabar com as brincadeiras dos rivais, é um evento repleto de lendas e polemicas, como o possível suborno ao time ponte pretano. A final de 2000 é mais polemica ainda; Um torneio Mundial SIM, mas com times convidados, em uma data confusa, jogado sem total seriedade e com uma final brasileira. Não parece algo tão importante assim. A Libertadores não. Não há polemicas, não há discussões nem falta de seriedade. Pelo contrario, o Corinthians vem jogando com seriedade, união e muita, muita garra. Não pode ser colocado como favorito, pois não é um time qualquer na final. O Boca Juniors assusta até o mais copeiro dos times, e não poderia ser diferente. Mas se o Corinthians sair campeão, não será injusto. Será a justiça da garra, da união e da força de vontade. O Corinthians não joga bonito, joga eficiente. Não tem craques, e sim um time batalhador. Ganhar não será fácil, mas afinal o que é fácil na historia corintiana?

Bem Vindos!

Estamos muito orgulhosos com a primeira postagem do novo blog! Aqui iremos prometer imparcialidade total nos comentários, pois aqui é trabalho meu filho! Trataremos de esportes em geral, com um enfoque na visão do torcedor, com criticas e comentários dos  momentos mais polêmicos da atualidade. Sejam todos bem vindos para ler, curtir criticar e opinar. Afinal, esse é um espaço para os palpiteiros!